================================================== ================================================ ================================================ ================================================

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Apresentação Surpresa

Hoje tivemos uma enorme surpresa. Depois de termos passado por uma apresentação para os alunos do quinto ano, descobrimos que faríamos uma segunda apresentação, porém, agora seriam com crianças portadoras de deficiência. Foi uma sensação muito estranha, ficamos meio que “paralisados”, porque não tínhamos a menor idéia do que fazer, até mesmo porque não tínhamos materiais suficientes para oferecê-los, somente um jogo do mico e fotos de animais ampliadas, isso porque ainda bem que tínhamos esses poucos materiais, porque faríamos uma outra apresentação para o pessoal do quinto ano de tarde, só que tudo estava contado, exceto os jogos, e essa foi a nossa sorte.

Para essa apresentação, todos os grupos se juntaram Não sabíamos quantos anos eles tinham e nenhuma informação além da deficiência e que tinham “sete” anos...Só que nos esqueceram de avisar que sete anos era a idade mental, e não a física. Quando vimos os alunos da Escola Integrar entrar ficamos sem reação. Tínhamos receio de fazer alguma coisa errada ou de falar besteira, mas essa apresentação foi especial, nota 10.

Essa nota vale por vários motivos. Tivemos que improvisar jogos e materiais, que não estavam apropriados para esse tipo de apresentação, unimos todos os grupos, tivemos idéias novas e atitudes diferentes, mas que valeram a pena, tanto pela união, quanto pelo carinho que recebemos de nossos novos alunos, tão queridos.




==========================================

Barreiras para a inclusão social

Apesar de atualmente a maioria dos países apresentar alguma legislação que assegura os direitos de todos os cidadãos igualmente, poucas sociedades estão preparadas para exercer a inclusão social em plenitude. Pessoas com dificuldades de locomoção enfrentam barreiras para utilizar os transportes públicos e para ter acesso a prédios públicos, inclusive escolas e hospitais.

Todos países estão em fase mais adiantada do processo de inclusão e as barreiras físicas e sociais são cada vez menores. Embora a inclusão não seja uma necessidade exclusiva das pessoas com deficiência, muitas vezes ela ganha maior visibilidade na forma de rampas, equipamentos adaptados para pessoas com impedimentos auditivos ou visuais ou na presença de pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho.

Em países desenvolvidos é cada vez mais freqüente a presença na vida socialmente ativa de pessoas que antes eram exluídas e/ou marginalizadas. Por outro lado, nos países em desenvolvimento os avanços têm sido menos acentuados, parcialmente devido ao custo financeiro que determinadas mudanças exigem. No entanto, ao redor do mundo há atualmente uma mudança significativa na concepção de inclusão social.

Podemos citar o exemplo de empresas como a LOCAD em Belo Horizonte, Minas Gerais, que oferece o transporte para deficientes físicos (cadeirantes) em veículos adaptados especialmente para eles, gerando conforto e segurança, favorecendo desta maneira parte da inclusão social de que tanto necessitam.

Nenhum comentário: