================================================== ================================================ ================================================ ================================================

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Conclusões

Depois de tanto tantas coisas, uma conclusão individual, afinal, nem todos têm as mesmas opiniões!
;)

**Essas conclusões são de toda responsabilidade de seu respectivo autor, sem mudanças ou correções de qualquer outra pessoa.

_______________________________________________

  • Cássia

O Trabalho sobre o Projeto Criadouro foi um pouco desafiador no começo, pois parecia fácil, mas tinha algo bem mais profundo que que um simples "trabalho". Primeiro, porque não nos conhecíamos, na verdade, só conhecia a Kelly, porque ambas estudavam de tarde, e os outros (André, Caio, Victor) estudavam de manhã, e a Karen era aluna nova do Colégio.

Para ser bem sincera, quando faço trabalho em grupo, ou até mesmo individual, sou meio chata...Digamos que a palavra não é bem chata, e sim um pouco exigente. Na minha opinião, é preciso ser determinado para fazer um trabalho, e fazê-lo da melhor maneira possível. Isso foi o que me deixou preocupada, afinal, não sabia como os outros trabalhavam. Ao passar do tempo, vi que era um grupo que dava para trabalhar.

Tivemos algumas reuniões e inicialmente as idéias não estavam surgindo, mas depois, tudo começou a dar certo. Creio que minha maior dificuldade foi a questão do planejamento, porque a execução era o fruto daquilo que seria estipulado, portanto, não dá pra ficar sentado olhando o outro fazer alguma coisa, é preciso ser ativo e rápido, mesmo parecendo haver muito tempo, a verdade é outra, porque além do trabalho existem outros compromissos e não dá pra ficar perdendo um dia inteiro pra não fazer nada. Não dá pra tentar ser legal toda hora, porque isso não vai te dar o trabalho pronto, e pode ter certeza que eu sei do que estou falando.

A apresentação para os alunos do quinto ano foi um pouco estressante, porque os alunos eram muito diferentes um dos outros e não eram muito participativos, o que dificultava nossas brincadeiras. As crianças só pensavam em jogar futebol e correr. Tinha um que até queria dormir! É preciso ter paciência, e como diz a professora de biologia, ter “jogo de cintura”. Preferi a segunda apresentação, porque até lá, já tinha consciência sobre o que viria pela frente.

No fundo, gostei desse projeto, fez com que eu percebesse um pouco mais sobre a realidade dos animais (biopirataria e maus tratos) e como é trabalhar com pessoas diferentes às quais estava acostumada, além de que, obtive novos conhecimentos.


  • Kelly

No trabalho do Criadouro, achei que no começo, todos não tinham muita certeza do que fazer, porque era muita coisa, e tudo havia de ser realizado com muito cuidado e atenção, e principalmente organização. Mas o importante é que conseguimos fazer tudo no final.
Quando fomos apresentar, senti dificuldade em me interagir com os alunos menores, pois às vezes, eles nos desobedeciam, corriam em lugares que não podiam, e gritavam...Além de reclamarem que não queriam fazer algumas atividades. Mas houve alguns momentos em que também me diverti, como quando fizemos o pega-pega criadouro. O problema, é que não tivemos tempo o suficiente para realizar todas as atividades, mas fora isso, saiu tudo certo.
No final, acabei aprendendo algumas palavras que desconhecia em inglês e espanhol, algumas curiosidades de alguns animais, e mais coisas sobre o colégio.


  • Victor


Eu achei muito legal trabalhar com este grupo, mesmo q logo do começo dos trabalhos não nos conheciamos.O grupo trabalhava muito e ñ ficava só brincando(Não estou incluindo o Bugio).O grupo se saiu muito bem nos seus projetos.Cada um no grupo faz a diferença(De novo ñ estou incluindo o Bugio).E a melhor coisa q posso concluir é foi muito bom trabalhar com pessoas e animais(hehehe).Para este grupo eu dou nota 10 !

  • André

Na minha opinião, o grupo teve as suas dificuldades, mas mesmo assim mesmo assim foi uma experiência ótima.

Eu nunca tinha trabalhado com a conscientização ambiental deste jeito, a apresentação para os alunos do 5ºano utilizando brincadeiras para passar informações sobre preservação da fauna brasileira foi muito interessante.

A 1º apresentação para os alunos foi um pouco complicada, pois apesar de serem mais novos eu fiquei um pouco nervoso, e nem tudo aconteceu como o grupo planejou.


Mas a 2º apresentação foi mais tranqüila pois eu já sabia como agir com as crianças.

  • Karen
Bom, esse trabalho, para mim foi um trabalho que houve muitas dificuldades, mas que acabamos superando as dificuldades com a união do grupo, mas também houve facilidades na parte de pesquisas e nas montagens.
Este trabalho foi desafiador. Foi um trabalho que faz com que sejamos responsáveis e que nós aprendemos a trabalhar em grupo.
Na apresentação com os deficientes achei ótimo! Graças á Deus deu tudo certo.
Foi um trabalho tudo de bom, agradeço á todos os integrantes do grupo que colaboraram sempre, eu gostei muito de trabalhar com todos eles.
Obrigada!!!


_______________________________________________

Agora, a conclusão em grupo:

O Trabalho sobre o Projeto Criadouro foi interessante e ao mesmo tempo diferente e instigante.Nosso primeiro desafio começou logo em que os grupos foram formados, nós não nos conhecíamos muito bem e não tínhamos a menor idéia de como o outro era ou trabalhava, pois uns estudavam de tarde (Cássia e Kelly), outros de manhã, (André,Caio e Victor) ou nem estudavam no Colégio (Karen). Pouco a pouco fomos nos conhecendo, convivendo e aprendendo. Até que nosso grupo era bem organizado, tinha aquele que pensa, fala, desenha, escreve...
Nossas tarefas (juntar e formar uma pesquisa e montar a aula prática para os alunos do 5º ano) foram um pouco complicadas. As idéias não chegavam, nada fluía. Resumindo: Passamos um dia inteiro fazendo absolutamente nada de útil. Isso chega a ser estressante para todos os membros do grupo, afinal, ainda há muita coisa para se fazer. Tentamos outros encontros, até que finalmente as idéias começaram a surgir.
Entre 7 encontros, somente em UM deles conseguimos nos reunir, todo juntos. Parecia uma coisa impossível, mas é possível! Sempre alguém faltava, ou tinha festa, estava doente, entre outros. Mas quem estava sempre presente continuava o trabalho, que não pode parar.
Cada vez mais surgiam idéias, que foram se atribuindo ao cronograma que estava sendo formado, entre elas, a música (Victor), a idéia do índio e Certificado (Cássia), entre outras. Certo dia, juntamos as melhores idéias e finalmente tínhamos nosso cronograma pronto. Compramos os materiais e construímos tudo o que era preciso. Enquanto um desenhava, outro recortava ou fazia outra coisa. Tudo estava pronto e bem organizado.
Nossa primeira aula prática foi meio confusa. As crianças que seriam nossos alunos tinham personalidades muito diferentes uma das outras, e isso dificultava a nossa transmissão de informações, pois enquanto um prestava atenção, outro não parava de falar ou dormia, e éramos obrigados a parar tudo por causa de alguns alunos. Agora sabemos como os professores se sentem quando não paramos de falar enquanto eles tentam explicar algo importante. Tivemos que ter muita paciência com elas. Nosso tempo acabou ultrapassando do limite, e algumas brincadeiras (música, jogo do mico) foram cortadas do cronograma. Tirando alguns acasos, tudo ocorreu certo, porque por um lado, é preciso ter paciência, mas por outro, são apenas crianças querendo ser felizes, assim como nós, um dia, já fomos!
A nossa segunda apresentação foi inesperada, iríamos apresentar o projeto para crianças portadoras de deficiências. Essa foi a melhor experiência, pois ela é diferente, os grupos estavam praticamente sem material, tivemos que nos unir e tentar novas idéias, além de que eles são muito carinhosos. Mesmo estando despreparados para isso, tudo pareceu ocorrer bem e de forma divertida, mas tínhamos receio de fazer ou falar algo que os deixasse irritados ou tristes.
A terceira apresentação foi calma, já tínhamos passado por tantas outras coisas que ela pareceu a mais fácil, além de que os alunos do período da tarde são muito mais sossegados e participativos que os da manhã (pelo menos para os que nós apresentamos).
Esse Projeto nos proporcionou um pouco de estresse, por causa do tempo ou coisas que saíam errado, porém, foi gratificante ensinar e propagar sabedoria à alguém, inclusive a nós mesmos. Mostrando a realidade da fauna e flora, do país, curiosidades, conhecimento e o trabalho em grupo, conhecendo novas pessoa!
G2

Nenhum comentário: