================================================== ================================================ ================================================ ================================================

sábado, 31 de maio de 2008

Música: Desnudos en Criador

Paródia


Música: Desnudos en Criador

Música Original: Pelados em Santos - Mamonas Assassinas

Pájaros!
Sus plumas son daora
Su corazón es grandote
Su cabeza de coco
Me está dejando loco

En el colégio, el criador
Tienes abertas las puertas
Para que los cuides
Desnudos en criador

Sus plumas son daradas
Su corazón es grandote
Su cabeza de coco
Me está dejando loco

Los cazadores me dejan
Muy muy loquito
Por que no se lastiman
De ti solo un poquito

Los cazadores solo quieren matar
Solo piensan en cazar
Y los animales nin un poco ayudar
Solo piensan en ganar
Los cazadores dan una de machón
Ellos son locos
Ellos son muchos bobos
Ellos son mucho locos
Tu me dejas loco
Oh Oh, debemos preservar

DESNUDOS EN CRIADORO

Los cazadores solo quieren matar
Solo piensan en cazar
Y los animales nin un poco ayudar
Solo piensan en ganar
Los cazadores dan una de machón
Ellos son locos
Ellos son muchos bobos
Ellos son mucho locos
Tu me dejas loco
Oh Oh, debemos preservar

Debemos preservar*

Pega-pega Criadouro

Essa brincadeira precisa de no mínimo 10 pessoas.


  • Materiais: 1 giz e nove plaquinhas. Três com os seguintes nomes em portugês: Coruja Buraqueira, Jabuti e Papagaio Verdadeiro, três com os nomes dos mesmo animais em inglês: Burrowing Owl, Red-footed Tortoise e Blue-fronted Amazon, três com os nomes em espanhol: Lechuza de las Vizcacheras, Tortuga Terrestre de Patas Rojas, e Loro (Amazona) Sudamericano, e um com uma placa escrito a palavra Caçador. Perceba que as placas em português correspondem às placas em inglês e espanhol, portanto, correspondem a uma mesma espécie de animal, porém, em três línguas diferentes. Caso possua alguma dúvida no vocabulário, veja o Post Parte I.
  • Procedimento: Desenhe três quadrados no chão. Cada pessoa deve colocar uma plaquinha, e aquela que estiver com a placa do Caçador, é o pegador. Inicia-se a brincadeira tradicional do pega-pega, porém, com algumas modificações. A pessoa que for pega, vira um "prisioneiro", e deve ficar dentro de um dos quadrados, e só poderá sair de lá, se o animal correspondente ao seu encostar-se nele.

Exemplo: A pessoa que estiver com a placa da coruja buraqueira pode salvar a Burrowing Owl ou a Lechuza de las Vizcacheras, ou vice e versa.
  • Regras: É proibido sair espontaneamente do seu quadrado ou salvar o animal que não seja da mesma espécie. Ex: O papagaio não pode salvar a Tortuga Terrestre de Patas Rojas.

  • Objetivos éticos: Essa brincadeira aborda principalmente o vocabulário sobre três animais do Criadouro, e também tem como base a amizade e o companheirismo, perceba que você pode sempre ser ajudado por seu amigo, e em outro momento, você o ajudará. Participando desse jogo, você trabalha seu vocabulário, rapidez, raciocínio, reflexos e porte-físico.

♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠

Amizade

Brincadeira da Roda


Essa é uma brincadeira que precisa de no mínimo 4 pessoas.

  • Procedimento: Três pessoas formam uma roda e uma delas fica para fora, a mesma, tentará entrar na roda, porém, os que a formam, não podem deixar.

  • Regras: É proibido utilizar métodos como cócegas, socos e chutes para tentar entrar na roda.
Quanto mais pessoas, melhor. Se a roda for maior, poderá haver mais do que uma pessoa tentando introduzir-se nela.
  • Objetivo éticos: A roda, seria a sociedade, e a pessoa para fora, seriam aqueles que não se encaixam nela, os "excluídos", por motivos econômicos, étnicos e físicos. Isso demonstra como a sociedade age diante de alguém que é considerado "diferente" da maioria em que se encontra, ou seja, o PRECONCEITO. Perceba que aquele que está para fora tenta entrar na "sociedade". Depois de muita persistência, ele consegue, porém, nem todos têm essa regalia, continuam excluídos.

Exemplo: Os animais do Criadouro possuem deficiências (olhos, patas, bico, entre outras), se voltarem para a mata, não sobreviverão, pois, os outros animais não os aceitariam e eles não teriam capacidade para conseguir alimentos, habitat, entre outros, portanto acabariam morrendo. Outro exemplo, bem mais comum é o abandono de cachorros que já são idosos ou que adquirem algum tipo de doença, eles são abandonados por seus donos, que não os querem mais com eles.



O Preconceito

O preconceito é algo comum em nossa sociedade, sendo que muitas pessoas são preconceituosas. Cada pessoa tem seus modos de pensar, agir, e se comportar, e ninguém muda sua opinião pelos outros, porque se fosse assim não haveria violência.
O mal do homem é querer sempre crescer em cima do próximo, ou seja, querer se mostrar certo em suas opiniões. Preconceito é crime, mas dificilmente você vê denúncias contra os "criminosos". Se pararmos para poder pensar, a quantidade de crime por racismo, e a quantidade de denúncias por esses atos, veremos que é uma porcentagem muito pequena equivalente as denúncias.
A partir do momento em que o homem colocar em mente, que todos somos iguais como homens mas diferentes entre si, possuindo personalidade, gosto, e custumes diferentes o mundo será melhor, podemos então dizer que o combate do preconceito começa a partir da consciência de cada um.

Lembre-se, todos somos seres humanos, indiferente de qualquer cor, mania, nacionalidade ou físico. Fazemos parte de uma mesma sociedade: Aquela que quer ser FELIZ.

A Coruja



Durante a história da humanidade, as corujas simbolizaram algumas vezes o conhecimento, a sabedoria, como quando a coruja era conhecida como a ave símbolo da deusa da sabedoria, Atena, dos gregos. Mas também a morte ou um elo de ligação com o mundo espiritual. Na maioria das culturas ocidentais, as opiniões sobre as corujas se transformam com o decorrer dos tempos. Podendo portanto servirem tanto como indicadores das condições de seu habitat como podem indicar o comportamento cultural e religioso local e de como o ser humano se relaciona com a terra.Seu olhar sempre atento, hábitos noturnos e vocalização criaram muitas lendas para estas aves.
Encontramos a figura da coruja representada nas mais variadas formas de cultura, como por exemplo entre os Cherokees norte-americanos, no folclore russo, no mexicano e até entre os aborígines da Austrália.Entretanto, em algumas culturas, as corujas simbolizaram o mal, o demoníaco, ou uma ligação com a morte e por isso eram temidas, atacadas e mortas. Hoje, ainda temos várias lendas com as mesmas conotações, mas a coruja possui agora um grande respeito com a compreensão dos papéis que ela ocupou no desenvolvimento cultural de cada povo.

--

Uma de nossas lendas indígenas, conta que no começo do mundo só havia o dia.
A noite estava adormecida nas profundezas do rio com Boiúna, cobra grande que era senhora do rio.


A filha de Boiúna se casou com um rapaz de outra tribo mas não dormia com ele porque nunca era noite. Até que um dia o rapaz mandou 3 amigos buscar a noite no fundo do rio. Boiúna entregou a noite dentro de um caroço de tucumã.Na volta eles abriram o caroço , deixando a noite escapar e tudo escureceu.
A moça então resolveu separar a noite do dia e pegou um fio de seu cabelo transformou-o em ave e disse:
- Tu serás cujubin, e cantaras sempre que a manhã estiver chegando.
Depois pegou outro fio, transformou-o em ave e disse:
- Tu serás coruja e cantarás sempre que a noite chegar.E assim o dia passou a ter dois períodos.
--
As corujas habitam praticamente todo o mundo, e existem espécies tanto nos desertos como em regiões polares. Há corujas que cabem na mão de uma criança e corujas que são do tamanho de uma criança. Corujas que se alimentam de roedores, de sapos, de peixes e até de insetos. Um tipo de ave tão fantástico acaba por nos fazer entender como foram tão presentes no imaginário popular e, principalmente, os motivos pelos quais a conservação é tão importante hoje em dia.
ºº☼~º~ ºº☼~º~ºº☼~º~ºº☼~º~ºº☼~º~ºº☼~º~ºº☼~º~ºº☼~º~ºº☼
Curiosidades
A coruja-buraqueira possui este nome, pois vive em buracos cavados no solo. Embora seja capaz de cavar sua própria cova, vive nos buracos abandonados de tatus, cachorro de pradaria e tocas de outros animais. Possui uma visão 100 vezes mais penetrante que a visão humana e uma ótima audição. Tem vôo suave e silencioso. É uma ave tímida, por isso vive em lugares sossegados.
A coruja orelhuda tem seus globos oculares fixos e para poder aumentar seu campo de visão podem girar a cabeça até 270º, enxergando bem tanto durante o dia como a noite. Sua visão durante a noite é mais sensível e acurada que a humana, embora não seja capaz de enxergar na ausência total de luz. Aproveita a luminosidade lunar para aumentar sua chance de capturar uma presa noturna, como roedores e marsupiais, os quais demonstram uma menor atividade em noites claras de lua cheia para diminuir o risco de sua predação.

sábado, 17 de maio de 2008

Materiais

Depois que o planejamento foi decidido, começamos a executá-lo.
Fomos até a papelaria e compramos os materiais necessários para produzir:
-Cocar: Cartolina (rosa e azul), grampeador, durex, pena
-Placas, mapa e cartões: Papel color set preto, papel contact, furador, barbante, papel vegetal, caneta preta, dupla face e cola bastão
-Envelope: Papel branco
-Tinta para rosto
-Peteca
-Fita para presente











S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2



André querendo fugir da foto com o cocar na cabeça!!!!

S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2S2

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Parte II

Parte II

Começaremos agora a falar sobre a parte II. Ela é um pouco mais extensa e complexa.

Em nosso primeiro encontro (Parte I) juntamos nossas informações para trabalharmos num só ritmo.Combinamos que nosso ponto de encontro para a realização do trabalho interno seria na casa da Kelly, para não ficar aquela coisa de mudar toda hora o trabalho e no caminho alguém esquece, amassa ou não está no computador utilizado.Por que dificultar se podemos facilitar, não é mesmo!?

A Professora Sandra (Biologia) é a coordenadora do nosso Projeto, e disse que deveríamos planejar uma aula sobre o mesmo para os alunos do 5º ano, nela deveriam conter informações sobre os animais, vocabulário (espanhol e inglês) e alguns jogos, tínhamos 1:40 para tudo isso. Nos reunimos e começamos a pensar o que fazer nessa aula. Para falar a verdade, nosso primeiro encontro não teve bons resultados, as idéias não estavam fluindo.

Marcamos um segundo encontro, nele tudo começou a se encaixar no caminho certo e as idéias finalmente apareceram(algumas malucas, outras, realmente boas). Construímos um planejamento sobre o que fazer.

Metaforicamente, seríamos índios e exploraríamos a floresta.

>>Primeiro passo:

* Apresentação para os alunos (quem somos nós e quem são eles)

* Histórico e pré-apresentação sobre os animais

* Pintura no rosto e colocar os cocares (índio)

*Vocabulário (animais, cores, alimentação)

*Brincadeira da roda

*Pega pega criadouro

>> Segundo passo:

*Apresentação dentro dos viveiros

>> Terceiro passo:

* Brincadeira do caça ao tesouro

* As crianças ganham um certificado e uma apostila do vocabulário

* Apresentação da música: Desnudos en criador

_______________________________



Essa é uma foto do G2 que tiramos no segundo encontro para realizar os trabalhos sobre o Projeto...







(Karen, Victor, Kelly, André e Cássia)


Está faltando um membro do Grupo, Caio, que não pôde comparecer.

__________________________________

Em nosso Blog, apresentaremos diversos temas, novidades e opiniões. Para começar, entrevistamos o Caio Salia sobre alguns aspectos do Projeto. Veja a entrevista logo abaixo.

(G2)Bem, estamos fazendo uma entrevista com um dos integrantes do G2, o Caio. Diga-nos, o que lhe atrai no Projeto Criadouro?
(Caio Salia) O que me atrai no projeto é a sintonia entre os animais e o homem, por exemplo, a nossa escola criou esse projeto para preservar algumas espécies em extinção.
(G2) Dentre as espécies do Criadouro que estão em extinção, qual a sua preferida? Por quê?
(Caio Salia) A minha espécie preferida é a Arara Canindé, acho esse animal fascinante, principalmente suas cores e seu companheirismo com a fêmea.
(G2) Você acha que mais empresas ou escolas devem exercer um projeto eco-social, assim como esse? Por quê?
(Caio Salia)Acho que se for possível, várias escolas deveriam ter um criadouro para preservar animais que sofreram maus tratos. Se cada um fizer sua parte acho que esses animais viverão mais felizes.
(G2) Como deve saber, hoje em dia a preservação ambiental é um aspecto muito importante na vida de TODOS. O que você faz no seu dia a dia para contribuir com a preservação do meio ambiente?
(Caio Salia)Eu no meu dia a dia ajudo a não poluir o ambiente mais do que já está. Eu faço minha parte de não poluir, por exemplo, não jogando lixo na rua, entre outras atitudes simples, mas que fazem a diferença. E acho que todos deveriam fazer igual.
(G2) Os animais recebem cuidados especiais de nutricionistas, biólogos, entre outros. Qual seu posicionamento diante disso?
(Caio Salia) Eu acho que esses cuidados são essenciais para manter essas espécies bem fisicamente e mentalmente. Com alimentos ricos em vitaminas eles podem viver melhor, ainda mais com carinho e amor, que para esses animais, são fundamentais.
(G2)Para finalizar, para você, preservar e participar de projetos como esse é...
(Caio Salia)Para mim, participar de um projeto desses é muito importante porque além de eu conhecer essas espécies, também posso apresentar tudo o que eu aprender para os outros e preservar esses animais que precisam de respeito e de paz em seu habitat.
______________________________________