================================================== ================================================ ================================================ ================================================

sábado, 31 de maio de 2008

Pega-pega Criadouro

Essa brincadeira precisa de no mínimo 10 pessoas.


  • Materiais: 1 giz e nove plaquinhas. Três com os seguintes nomes em portugês: Coruja Buraqueira, Jabuti e Papagaio Verdadeiro, três com os nomes dos mesmo animais em inglês: Burrowing Owl, Red-footed Tortoise e Blue-fronted Amazon, três com os nomes em espanhol: Lechuza de las Vizcacheras, Tortuga Terrestre de Patas Rojas, e Loro (Amazona) Sudamericano, e um com uma placa escrito a palavra Caçador. Perceba que as placas em português correspondem às placas em inglês e espanhol, portanto, correspondem a uma mesma espécie de animal, porém, em três línguas diferentes. Caso possua alguma dúvida no vocabulário, veja o Post Parte I.
  • Procedimento: Desenhe três quadrados no chão. Cada pessoa deve colocar uma plaquinha, e aquela que estiver com a placa do Caçador, é o pegador. Inicia-se a brincadeira tradicional do pega-pega, porém, com algumas modificações. A pessoa que for pega, vira um "prisioneiro", e deve ficar dentro de um dos quadrados, e só poderá sair de lá, se o animal correspondente ao seu encostar-se nele.

Exemplo: A pessoa que estiver com a placa da coruja buraqueira pode salvar a Burrowing Owl ou a Lechuza de las Vizcacheras, ou vice e versa.
  • Regras: É proibido sair espontaneamente do seu quadrado ou salvar o animal que não seja da mesma espécie. Ex: O papagaio não pode salvar a Tortuga Terrestre de Patas Rojas.

  • Objetivos éticos: Essa brincadeira aborda principalmente o vocabulário sobre três animais do Criadouro, e também tem como base a amizade e o companheirismo, perceba que você pode sempre ser ajudado por seu amigo, e em outro momento, você o ajudará. Participando desse jogo, você trabalha seu vocabulário, rapidez, raciocínio, reflexos e porte-físico.

♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠♣♠

Amizade

Nenhum comentário: