================================================== ================================================ ================================================ ================================================

sábado, 31 de maio de 2008

Brincadeira da Roda


Essa é uma brincadeira que precisa de no mínimo 4 pessoas.

  • Procedimento: Três pessoas formam uma roda e uma delas fica para fora, a mesma, tentará entrar na roda, porém, os que a formam, não podem deixar.

  • Regras: É proibido utilizar métodos como cócegas, socos e chutes para tentar entrar na roda.
Quanto mais pessoas, melhor. Se a roda for maior, poderá haver mais do que uma pessoa tentando introduzir-se nela.
  • Objetivo éticos: A roda, seria a sociedade, e a pessoa para fora, seriam aqueles que não se encaixam nela, os "excluídos", por motivos econômicos, étnicos e físicos. Isso demonstra como a sociedade age diante de alguém que é considerado "diferente" da maioria em que se encontra, ou seja, o PRECONCEITO. Perceba que aquele que está para fora tenta entrar na "sociedade". Depois de muita persistência, ele consegue, porém, nem todos têm essa regalia, continuam excluídos.

Exemplo: Os animais do Criadouro possuem deficiências (olhos, patas, bico, entre outras), se voltarem para a mata, não sobreviverão, pois, os outros animais não os aceitariam e eles não teriam capacidade para conseguir alimentos, habitat, entre outros, portanto acabariam morrendo. Outro exemplo, bem mais comum é o abandono de cachorros que já são idosos ou que adquirem algum tipo de doença, eles são abandonados por seus donos, que não os querem mais com eles.



O Preconceito

O preconceito é algo comum em nossa sociedade, sendo que muitas pessoas são preconceituosas. Cada pessoa tem seus modos de pensar, agir, e se comportar, e ninguém muda sua opinião pelos outros, porque se fosse assim não haveria violência.
O mal do homem é querer sempre crescer em cima do próximo, ou seja, querer se mostrar certo em suas opiniões. Preconceito é crime, mas dificilmente você vê denúncias contra os "criminosos". Se pararmos para poder pensar, a quantidade de crime por racismo, e a quantidade de denúncias por esses atos, veremos que é uma porcentagem muito pequena equivalente as denúncias.
A partir do momento em que o homem colocar em mente, que todos somos iguais como homens mas diferentes entre si, possuindo personalidade, gosto, e custumes diferentes o mundo será melhor, podemos então dizer que o combate do preconceito começa a partir da consciência de cada um.

Lembre-se, todos somos seres humanos, indiferente de qualquer cor, mania, nacionalidade ou físico. Fazemos parte de uma mesma sociedade: Aquela que quer ser FELIZ.

Nenhum comentário: